Existem diversos fatores que influenciam na saúde financeira de uma empresa e a contabilidade gerencial pode auxiliar a identificá-los.
Através dessa área, se torna possível analisar todos os setores da empresa, otimizar os processos que podem ser melhorados e aumentar as margens de lucro do negócio.
Além disso, ela ainda auxilia no planejamento estratégico do negócio.
Continue lendo nosso post e saiba mais sobre contabilidade gerencial!
O que é contabilidade gerencial?
A contabilidade tem várias funções dentro de uma empresa, como manter o negócio funcionando de maneira legal, pagar os encargos necessários e ter um registro detalhado das atividades financeiras.
Mas ela vai além disso, podendo auxiliar na estratégia da empresa como é o caso da contabilidade gerencial.
Essa área da contabilidade é responsável pela geração de informações que sejam relevantes para a organização interna da empresa.
Esses dados são utilizadas pelos colaboradores, gerentes e executivos para auxiliar nas tomadas de decisão.
Dessa forma é possível aumentar o desempenho do negócio, uma vez que todas as decisões são feitas baseadas em fatos, ao invés de achismos.
Ou seja, podemos definir que a contabilidade gerencial tem como função auxiliar na estratégia do negócio, identificando suas falhas, as corrigindo e embasando novos direcionamentos.
O contador, por sua vez, é responsável não apenas pela geração dos dados, mas também pela interpretação e explicação aos donos do negócio.
Qual a importância da contabilidade gerencial?
Contar com uma boa contabilidade gerencial pode fazer toda diferença para o seu negócio.
Ela apresenta diversos benefícios, como:
Análise do desempenho atual
Através de dados atuais da empresa é possível analisar como está o seu desempenho.
Ao verificar o fluxo de caixa mensal, por exemplo, o contador consegue ponderar como a equipe de vendas está se saindo, medindo a produtividade.
A partir desse dado fica mais fácil para o chefe aumentar os resultados, investindo em capacitações ou em novas contratações na área.
Outro exemplo que podemos dar está relacionado com o controle dos custos atuais.
O contador gerencial consegue identificar maneiras de diminuir o valor gasto com a produção e, como consequência, aumentar os lucros.
Essa análise pode ser feita em todos os outros setores da empresa, analisando os gastos desnecessários, o retorno com os investimentos em marketing e outros fatores relevantes.
Planejamento para o futuro
Um bom contador gerencial consegue utilizar as informações coletados para identificar padrões e, consequentemente, criar um planejamento assertivo para o futuro.
Dessa maneira consegue-se traçar metas mais realistas e inserir gastos necessários de forma planejada, como a aquisição de novos equipamentos.
Além disso, a contabilidade gerencial também é responsável pela elaboração de políticas internas que impulsionem o crescimento da empresa.
Oferece uma vantagem competitiva
Um dos principais benefícios da contabilidade gerencial está no fato de ela oferecer uma grande vantagem competitiva dentro do mercado.
A partir do momento que a empresa consegue ter uma visão geral de todos os seus gastos e recebimentos, e um profissional acompanha todos os processos, ela irá se destacar dentro do mercado.
Seja através do aumento do lucro ou na diminuição do preço do produto e serviço oferecido ao cliente, a empresa utiliza todo o seu potencial para impulsionar seu crescimento.
Além disso, como haverá um profissional focado em analisar esses números, o dono da empresa pode se dedicar a outras tarefas, captando novos clientes e prestando mais atenção na equipe e na operação.
A Analise.Pro é uma empresa especializada em assessoria empresarial e pode auxiliar no controle e crescimento do seu negócio!
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!