Contabilidade para autônomos: Quatro pontos de atenção

Contabilidade para autônomos: Quatro pontos de atenção

Conhecer sobre contabilidade é essencial para ter sucesso no seu negócio

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de trabalhadores autônomos chegou a 24,8 milhões em 2021 – o que corresponde a 28,3% da população. A crise sanitária causada pelo novo coronavírus fez com que muitas pessoas buscassem opções para quitar as dívidas no final do mês. 

No entanto, o trabalho autônomo não pode ser feito de qualquer forma, é necessário ter um cuidado especial com vários elementos, como gerenciamento de receita, precificação de serviços, capital de giro, entre outros. 

Confira os principais cuidados que você precisa ter ao ser autônomo:

1- Controle de receitas fixas e variáveis 

O profissional autônomo precisa ter conhecimento sobre controle financeiro, caso contrário, poderá ter problemas no futuro. Para isso, precisará ter organização para monitorar as finanças, registrar e verificar todos os detalhes dos empreendimentos de forma correta. Você pode contar com o apoio de ferramentas, como o Excel, ou de aplicativos que ajudam a deixar as contas em ordem. 

2- Atualização do livro caixa 

Documento fundamental para qualquer empreendimento, o livro caixa deve ser adicionado na rotina desde o início. Aqui, você pode registrar as entradas e saídas do empreendimento, gastos e recebimentos.

3- Reserva financeira 

A pandemia causada pelo novo coronavírus fechou mais de 600 mil pequenas empresas no país, de acordo com um estudo divulgado pelo IBGE

Considerando que situações como essas podem acontecer, lembre-se sempre de ter uma reserva financeira. Ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário guardar uma quantia alta. Normalmente, 10% todo o mês é indicado para iniciar esse processo. 

4- Precificação dos serviços

Não tenha medo. Se você oferece um serviço completo, cobre um valor mais alto. Os clientes têm facilidade para aceitar uma quantia mais alta quando os gastos da operação são explicados com clareza. Se o consumidor não concordar, a demanda pode não ser saudável para a sua rotina. 

Para deixar esse processo mais fácil, recomendamos fazer uma pesquisa de mercado. Busque investigar o valor que os profissionais da sua área cobram para executar determinada atividade. Dessa forma, você poderá escolher seu preço com mais segurança.

Conclusão

A preocupação com a contabilidade não deve estar presente somente em grandes empresas. Não importa se você vende brindes personalizados, roupas, acessórios esportivos, entre outros itens. Ter cuidado com as finanças é essencial para não sofrer com atraso de pagamentos e dívidas em seu negócio. 

Agora que você conhece algumas dicas de contabilidade, conheça outras orientações essenciais para o sucesso do seu empreendimento nas nossas redes sociais e no nosso site. 

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!