Quais são as diferenças entre as rotinas contábeis e as administrativas?

Muitos empreendedores não sabem distinguir as diferenças existentes entre as rotinas contábeis e as administrativas.

São duas áreas distintas que possuem seus objetivos individuais e apresentam resultados diferenciados e fundamentais para a saúde e sucesso de uma organização.

Para compreender a respeito das diferenças, é necessário que se entenda qual o objetivo de cada uma delas.

Apesar dos objetivos e procedimentos diferentes, a integração entre essas duas áreas facilita e permite uma visão detalhada a respeito da empresa e dos seus resultados.

Neste post apresentamos as diferenças entre as rotinas contábeis e administrativas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que são rotinas administrativas?

As rotinas administrativas são aquelas que envolvem as tarefas diárias do seu empreendimento e são desenvolvidas pelos colaboradores do seu negócio ou de forma terceirizada, tais como:

  • controle dos recebimentos e pagamentos,
  • fluxo de caixa,
  • conciliação bancária,
  • controle dos estoques,
  • cobranças.

Todos esses processos são dinâmicos e ocorrem durante todo o expediente, exigindo controles e procedimentos que possam organizar todas as movimentações diárias.

Para isso, a empresa possui setores ou colaboradores específicos que cuidam de assuntos pertinentes às diversas áreas que a envolvem, por exemplo:

  • financeira,
  • recursos humanos,
  • logística,
  • comercial,
  • produção.

O que são rotinas contábeis?

As rotinas contábeis são aquelas que, a partir dos documentos gerados pela administração da companhia, apresentam os resultados e a realidade de uma organização.

Esses processos atendem à legislação, permitindo que a fiscalização tenha acesso a informações que garantam o cumprimento das leis e apresentam uma visão a respeito dos resultados obtidos em determinado período.

Dessa forma, atendem às exigências fiscais e colaboram efetivamente para uma avaliação situacional da empresa junto a seus gestores.

As rotinas contábeis disponibilizam as seguintes informações:

  • apuração dos resultados,
  • localização e correção de erros nos diversos documentos emitidos e recebidos,
  • desenvolvimento das escriturações contábeis,
  • gestão de impostos,
  • desenvolvimento do balanço patrimonial,
  • manutenção da empresa na legalidade operacional.

A importância da integração das rotinas contábeis e administrativas

Como se nota, as rotinas contábeis são realizadas a partir das administrativas, portanto, a integração dessas informações facilita as operações e diminui as possibilidades de erros e enganos.

Atualmente, ferramentas de gestão estão disponíveis no mercado, possibilitando o aumento da produtividade e a organização da operação.

Sistemas de gestão são ferramentas de apoio à administração, que colaboram na agilização dos processos e diminuem consideravelmente os erros operacionais.

A maioria desses sistemas permite que as informações geradas a partir das operações administrativas sejam remetidas em tempo real para a área contábil, que processa os dados e faz as consistências sob a visão fiscal, evitando problemas legais.

A falta de integração e os problemas operacionais

A falta da integração entre as áreas administrativas e contábeis gera problemas nos dois setores, uma vez que sem informações e documentação é impossível se atingir os objetivos dessas atividades.

Não só a gestão da operação fica comprometida, abrindo espaço para erros, furtos e sérios problemas administrativos, como a contabilidade não conseguirá desenvolver os seus trabalhos da maneira correta.

Como resultado, contratempos com a fiscalização e grandes possibilidades da empresa não conseguir sobreviver ao mercado concorrido e cada vez mais exigente.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre as rotinas contábeis e administrativas, continue conosco e leia nosso post que mostra como fazer a gestão de custos empresariais.

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!