Muitos empreendedores não sabem distinguir as diferenças existentes entre as rotinas contábeis e as administrativas.
São duas áreas distintas que possuem seus objetivos individuais e apresentam resultados diferenciados e fundamentais para a saúde e sucesso de uma organização.
Para compreender a respeito das diferenças, é necessário que se entenda qual o objetivo de cada uma delas.
Apesar dos objetivos e procedimentos diferentes, a integração entre essas duas áreas facilita e permite uma visão detalhada a respeito da empresa e dos seus resultados.
Neste post apresentamos as diferenças entre as rotinas contábeis e administrativas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que são rotinas administrativas?
As rotinas administrativas são aquelas que envolvem as tarefas diárias do seu empreendimento e são desenvolvidas pelos colaboradores do seu negócio ou de forma terceirizada, tais como:
- controle dos recebimentos e pagamentos,
- fluxo de caixa,
- conciliação bancária,
- controle dos estoques,
- cobranças.
Todos esses processos são dinâmicos e ocorrem durante todo o expediente, exigindo controles e procedimentos que possam organizar todas as movimentações diárias.
Para isso, a empresa possui setores ou colaboradores específicos que cuidam de assuntos pertinentes às diversas áreas que a envolvem, por exemplo:
- financeira,
- recursos humanos,
- logística,
- comercial,
- produção.
O que são rotinas contábeis?
As rotinas contábeis são aquelas que, a partir dos documentos gerados pela administração da companhia, apresentam os resultados e a realidade de uma organização.
Esses processos atendem à legislação, permitindo que a fiscalização tenha acesso a informações que garantam o cumprimento das leis e apresentam uma visão a respeito dos resultados obtidos em determinado período.
Dessa forma, atendem às exigências fiscais e colaboram efetivamente para uma avaliação situacional da empresa junto a seus gestores.
As rotinas contábeis disponibilizam as seguintes informações:
- apuração dos resultados,
- localização e correção de erros nos diversos documentos emitidos e recebidos,
- desenvolvimento das escriturações contábeis,
- gestão de impostos,
- desenvolvimento do balanço patrimonial,
- manutenção da empresa na legalidade operacional.
A importância da integração das rotinas contábeis e administrativas
Como se nota, as rotinas contábeis são realizadas a partir das administrativas, portanto, a integração dessas informações facilita as operações e diminui as possibilidades de erros e enganos.
Atualmente, ferramentas de gestão estão disponíveis no mercado, possibilitando o aumento da produtividade e a organização da operação.
Sistemas de gestão são ferramentas de apoio à administração, que colaboram na agilização dos processos e diminuem consideravelmente os erros operacionais.
A maioria desses sistemas permite que as informações geradas a partir das operações administrativas sejam remetidas em tempo real para a área contábil, que processa os dados e faz as consistências sob a visão fiscal, evitando problemas legais.
A falta de integração e os problemas operacionais
A falta da integração entre as áreas administrativas e contábeis gera problemas nos dois setores, uma vez que sem informações e documentação é impossível se atingir os objetivos dessas atividades.
Não só a gestão da operação fica comprometida, abrindo espaço para erros, furtos e sérios problemas administrativos, como a contabilidade não conseguirá desenvolver os seus trabalhos da maneira correta.
Como resultado, contratempos com a fiscalização e grandes possibilidades da empresa não conseguir sobreviver ao mercado concorrido e cada vez mais exigente.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre as rotinas contábeis e administrativas, continue conosco e leia nosso post que mostra como fazer a gestão de custos empresariais.