Empresas sustentáveis geram lucros?

As empresas sustentáveis têm crescido ao redor no mundo e isso acontece porque o consumidor tornou-se mais consciente e busca soluções inteligentes tanto para o meio ambiente como para a sociedade. 

Hoje, grandes marcas internacionais como Nestlé, Samsung e a brasileira Natura estão entre as tops nesse quesito.

Mas não são apenas as corporações famosas que investem em ações socioambientais, a realidade é que há um forte e rápido crescimento desse mercado no Brasil. 

A razão disso é que o mercado consumidor também está em ascensão. 

Saiba se de fato essas instituições geram lucros lendo nosso post.

O que são empresas sustentáveis?

Empresas sustentáveis são aquelas que se ajustam e trabalham para:

  • produzir sem degradar o meio ambiente,
  • não causar danos à sociedade em que está inserida,
  • contribuir com o desenvolvimento da humanidade. 

Dessa forma, a sustentabilidade empresarial é baseada em um conjunto de ações conscientes da gestão que possibilitam o crescimento econômico da organização, o respeito à natureza e à sociedade, como um todo.

Companhias de todos os portes e segmentos podem aderir a essa prática.  

Empresas sustentáveis geram lucros?

A página Consumidor Moderno, de julho de 2020, traz uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre em que mostra que houve um crescimento de 55% por produtos sustentáveis na América Latina no período entre junho de 2019 e maio do ano subsequente.

De acordo com os dados, somente no Brasil foram 1,4 milhões de pessoas que compraram esses artigos no período citado. 

Ainda segundo o Mercado Livre, a pandemia elevou o interesse e a procura por esses itens. A pesquisa aponta que:

  • entre março e maio de 2020, o número de visitas nessa seção duplicou, 
  • o número de compradores cresceu 100%,
  • aumentou em 130% o índice de novos compradores.

Ainda em relação ao consumidor é, importante informar que um estudo realizado pela Universidade Harvard e publicado na Harvard Business Review concluiu que consumidores americanos se recusam a comprar de empreendimentos não sustentáveis. 

Essa publicação também informa que durante o tempo de pesquisa, as empresas sustentáveis deram muito mais lucro do que aquelas que não eram. 

Como uma empresa sustentável pode gerar mais lucros?

A sustentabilidade empresarial engloba três importantes pilares: econômico, ambiental e social.

Pequenas e médias organizações também podem investir nessa categoria de ação. 

Um exemplo disso é a Campo Largo. Ela é considerada uma marca saudável que produz suas bebidas a partir de práticas sustentáveis. 

A matéria-prima para produção dos sucos e vinhos provém da agricultura familiar da região da Serra Gaúcha, gerando renda para mais de duas mil famílias. 

Todas as sobras das frutas que são usadas na produção de vinhos e sucos passam por um processo de compostagem e co-processamento para, dessa forma, virar adubo e alimento para os animais. 

Suas embalagens também são certificadas pelas eureciclo, organização que comprova a compensação ambiental das mesmas. 

Além disso, a marca destina uma parte das suas vendas para cooperativas de reciclagem. 

O lucro vem exatamente pelo conjunto dessas ações que a tornam referência na sociedade em que está inserida, na preservação do meio ambiente e na transparência das atitudes.

Isso impacta de forma positiva os colaboradores, a produtividade e a economia de recursos utilizados.

Além de gerar destaque no mercado, atrair novos parceiros e sempre conquistar mais consumidores.

Agora que você sabe que empresas sustentáveis geram lucros, se estiver precisando de ajuda para transformar a sua gestão, conte com a Analise.Pro.

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!