Como organizar o faturamento da empresa?

A partir de um determinado volume de vendas e do aumento das atividades da área financeira, o processo de faturamento da empresa passa a apresentar algumas dificuldades caso o assunto não receba uma atenção especial.

A falta de processos, metodologias e organização pode levar a companhia a não realizá-lo da maneira correta, especialmente aqueles voltados a contratos, manutenção, suporte, mensalidades e compras programadas.

Muitas vezes o serviço é prestado, o produto é entregue, porém, a nota fiscal não é emitida.

Como resultado, seu empreendimento não recebe o valor que havia sido negociado, o que acarreta prejuízo à operação.

Neste post mostramos como organizar o faturamento da empresa e garantir que as cobranças sejam realizadas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

A importância de organizar o faturamento da empresa

Organizar o faturamento da empresa é uma atividade que precisa ser prioritária, pois a não realização desse processo ou os esquecimentos impedem a entrada das receitas.

Diferente do que você imagina, essa situação é bem mais comum do que aparenta.

A falta de estruturação e os erros nos procedimentos provocam prejuízos que muitas vezes causam sérios problemas financeiros e, quando não corrigidos, ocasionam o fechamento do negócio.

O que fazer para resolver essa situação?

Para garantir a entrada dos recursos monetários, algumas ações precisam ser tomadas, tais como:

Organize o sistema de cobrança

O primeiro passo consiste em reunir todos os contratos, pedidos e documentos que estabelecem a venda dos produtos e serviços, e alimentar o sistema de cobrança com os valores e datas de vencimento das parcelas estabelecidas.

Além disso, insira todos os dados para a realização da coleta de quantias, bem como o tipo de pagamento optado pelo cliente, por exemplo:

  • cartão de crédito,
  • débito automático,
  • emissão de boleto bancário.

Automatize o processo de faturamento

Os processos de faturamento e emissão de documentos para o recolhimento devem ocorrer de forma automática, ou seja, por meio de um sistema que facilite a operação.

Caso você não disponha dessa ferramenta, é possível gerar a cobrança pelo banco no qual você possui conta.

Verifique com seu gerente essa possibilidade ou terceirize as rotinas financeiras com uma firma capacitada a realizar essas tarefas.

Controle dos recebimentos

É possível que o controle dos recebimentos ocorra de forma automática, por meio da integração com os bancos.

Diariamente, o sistema de gestão acessa os dados nas instituições financeiras conveniadas e importa as informações a respeito dos títulos pagos e que continuam em aberto.

Caso sua organização não disponha dessa tecnologia, verifique diariamente os pagamentos realizados por meio dos extratos e providencie a baixa das contas pagas para evitar arrecadações equivocadas.

Desenvolva os serviços de cobrança

Caso o débito não tenha sido liquidado pelo seu cliente, é necessário que a cobrança seja efetuada. Esse processo pode ser realizado por:

  • e-mail,
  • WhatsApp,
  • ligação telefônica.

Muitas vezes, a inadimplência ocorre em função da desorganização da pessoa, portanto, vale a pena um lembrete a esse respeito.

Organizar os proventos do seu negócio exige ações que precisam ser adotadas e monitoradas diariamente, portanto, acostume-se a realizar auditorias nas contas constantemente.

Uma das maneiras de resolver definitivamente esse problema, bem como outras questões que envolvem a área de finanças, está na terceirização dessas tarefas.
Para garantir e arrumar o faturamento da empresa, conte com os serviços da Analise.Pro, um empreendimento capacitado e pronto para colaborar com a gestão financeira do seu negócio. Acesse nosso site e conheça as diversas possibilidades!

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!