A recuperação financeira passou a ser um assunto bastante abordado nos últimos tempos, especialmente, em função da pandemia do Coronavírus, que afetou a economia mundial, impactando diretamente nos resultados dos negócios.
Segundo o Serasa Experian, o número de empresas inadimplentes no Brasil sofreu mudanças positivas, quando se registrou, em agosto de 2020, 5,5 milhões de micro e pequenas empresas nessa condição.
O sinal positivo se dá em função dos registros de fevereiro de 2020, quando esse número era de 5,8 milhões, portanto, uma diminuição significativa na inadimplência.
Essa informação inspira a milhões de empreendedores a buscarem uma solução para o endividamento e inadimplência dos seus negócios, pois as condições estão propícias para isso.
Neste post apresentamos como iniciar a recuperação financeira do seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que fazer para iniciar a recuperação financeira da empresa?
Como se observa, o endividamento e os problemas financeiros não são exclusividades da sua empresa.
São mais de 5 milhões de empreendedores que vivem essa situação, no entanto, existem possibilidades de melhoria, mas para isso, exige-se:
- esforço,
- dedicação,
- estratégias bem definidas.
Vamos conhecer as principais que o ajudarão a iniciar o processo de recuperação financeira:
Faça um levantamento financeiro do seu empreendimento
O primeiro passo está em conhecer qual é a realidade do seu empreendimento, ou seja, quais são as suas receitas e despesas mensais.
A partir desse levantamento financeiro, avalie o que está impedindo o aumento do seu faturamento e quais são as despesas que causam o endividamento da empresa.
Adote imediatamente um fluxo de caixa e passe a realizar esse controle diariamente, desenvolvendo uma gestão financeira de qualidade.
Reestruture a área financeira e o perfil da empresa
O próximo passo é iniciar uma reestruturação da área financeira da sua empresa, tendo em vista que se deve obrigatoriamente gastar menos do que se arrecada.
Provavelmente, o perfil da empresa precisará sofrer ajustes, pois despesas precisam ser cortadas e a busca pelo aumento das receitas deve ser constante.
A rotina deverá ser de economia, portanto, peça a ajuda dos colaboradores e controle atentamente todas as movimentações financeiras, eliminando os gastos desnecessários e fazendo mais com menos.
Renegocie as dívidas com os credores
A prioridade para a recuperação financeira deve estar voltada aos fornecedores, uma vez que sem produto, seu empreendimento não tem como gerar receita.
Portanto, converse com os credores, a começar por aqueles que fornecem produtos e serviços indispensáveis, e renegocie as dívidas. Solicite parcelamento e postergação para os pagamentos e busque alternativas para cada caso.
O melhor momento para negociar é quando as parcelas ainda não estão vencidas, além disso, o momento é propício para isso, pois diante da atual situação em vivemos, existe a vontade em colaborar com dias melhores para todos.
Desenvolva um plano de ação e reinvente sua empresa
Em paralelo às ações mencionadas, desenvolva um plano de ação que permita um reposicionamento de sua empresa no mercado e possibilite a conquista da sua saúde financeira.
Dentro da sua realidade, avalie possibilidades de parcerias, alianças e desenvolvimento de novas ações junto a seus clientes que permitam um aumento de faturamento.
Estabeleça metas e objetivos e divida com sua equipe a situação, envolvendo a todos na busca pelos resultados e na recuperação financeira do negócio.
Isso exigirá muito trabalho e sacrifícios, no entanto, o momento é propício, uma vez que todas as empresas convivem com problemas e estão dispostas a colaborar, de acordo com as suas possibilidades.
Agora que você já sabe como iniciar o processo de recuperação financeira, continue conosco e leia nosso post que apresenta o fluxo de caixa: o que é e como avaliar!