Como fazer uma gestão financeira assertiva para MPEs?

Mesmo que sua empresa possua um produto ou serviço diferenciado e de grande sucesso no mercado, se a gestão financeira não for bem estruturada, a operação tende a ficar comprometida com o passar do tempo.

O SEBRAE desenvolveu um estudo apresentando o tema “Sobrevivência das empresas no Brasil”, no qual é relatado que mais de 50% das pequenas empresas fecham as suas portas antes de completarem 2 anos.

Apesar do estudo ter sido publicado em 2016, os números continuam os mesmos e um dos grandes vilões para essa situação é a falta de gestão dos empreendedores.

Grande parte das empresas que iniciam as operações não desenvolvem nenhum tipo de ação  para o planejamento financeiro e quando percebem, o seu negócio, que poderia ser um grande sucesso, fica inviabilizado pela falta de recursos para sua operação.

Neste post apresentamos detalhes de como fazer a gestão financeira para as MPEs. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é o gerenciamento de todos os recursos de uma empresa, visando a manutenção, crescimento e lucratividade da operação.

Através dessa gestão são realizadas:

  • análise dos recursos financeiros,
  • destinação desses recursos,
  • investimentos,
  • corte de gastos.

Para uma MPE – Micro e Pequena Empresa, esse processo é essencial, uma vez que a falta de controle financeiro pode levar o negócio à falência.

A falta de política de crédito e financiamento para as MPEs obriga essas organizações a um cuidado redobrado sobre o planejamento das finanças, pois qualquer deslize pode ser fatal ao empreendimento.

Como fazer a gestão financeira de uma MPE?

A gestão financeira de uma MPE precisa considerar elementos essenciais para que se obtenha sucesso. Vamos a eles:

Desenvolva um planejamento financeiro

Um planejamento financeiro apresenta as previsões de receitas e despesas da empresa por determinado período (normalmente um ano), onde possam ser localizados problemas e folgas no caixa, contribuindo para a prevenção dos momentos difíceis e possibilidades de investimentos.

Mantenha um fluxo de caixa

A partir das movimentações de entrada e saída de valores, bem como das contas a pagar e a receber, mantenha um fluxo de caixa atualizado. Você precisará ter capital de giro para poder cumprir com suas obrigações.

Esse documento ajuda a definir ações para equilibrar as contas, demonstrando e possibilitando que correções e medidas sejam tomadas para a saúde financeira do empreendimento.

Acompanhe os resultados

Faça periodicamente uma análise dos resultados e verifique se as contas estão atingindo as metas estabelecidas.

No caso de distorções que prejudiquem a operação, tome medidas para os ajustes necessários, tais como:

  • corte de gastos,
  • promoções para alavancar vendas,
  • mudanças estratégicas e operacionais, quando for o caso.

Possibilite a integração das áreas

Crie reuniões e encontros e promova a integração das diversas áreas para que os objetivos sejam conhecidos por todos e os resultados possam ser alcançados.

Preferencialmente, disponibilize informações que demonstrem a atual situação e os objetivos a serem atingidos para o bom desempenho da empresa.

Invista no controle das contas e em assessoria especializada

Se você tem dificuldades na implantação desses controles e no desenvolvimento de um acompanhamento que possa ajudar o seu negócio, invista em assessoria especializada, que poderá auxiliá-lo na gestão financeira.

A Analise.Pro é uma empresa especializada no atendimento a MPEs, colaborando efetivamente com dezenas de empresas que hoje conseguem desenvolver uma boa gestão financeira nas suas operações. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!