Como captar recursos para a minha empresa?

Captar recursos é uma forma de equilibrar as contas e tomar fôlego para dar continuidade aos negócios.

Também se pode empregá-los na ampliação da empresa, seja na aquisição de novos equipamentos, montagem de uma filial ou investimentos em novos mercados.

O fato é que o dinheiro faz falta e é um dos principais impeditivos para que muitos empreendedores prosperem, no entanto, fazer um empréstimo ou trazer um sócio capitalista precisa ser avaliado com bastante atenção, para não inviabilizar a empresa.

As oportunidades existem e um bom planejamento estratégico alavanca os negócios, mas, em determinado momento da caminhada, os recursos financeiros são essenciais para que a empresa possa dar o salto de qualidade.

Surge então a pergunta, onde captar recursos?

Nesse post, apresentamos as opções existentes para colocar dinheiro na empresa e onde encontrar esses recursos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Onde e como captar recursos?

Existem algumas maneiras de captar recursos para a organização, no entanto, cada uma delas possui suas características e precisam ser avaliadas criteriosamente, buscando a melhor opção para a sua realidade. Vamos conhecer os principais modelos:

Novo sócio

Buscar um sócio que contribua com um investimento de capital e, preferencialmente, venha a participar ativamente da empresa, pode ser uma excelente forma de impulsionar o seu negócio.

Contudo, é importante lembrar que a entrada do novo participante diminuirá as cotas das quais você e os demais sócios têm direito, portanto, é preciso fazer contas e avaliar a pessoa que fará parte da sua organização.

Familiares e amigos

Outra opção na busca dos recursos está em apresentar a familiares e amigos o seu projeto, onde o investimento possa interessar, diminuindo a burocracia e agilizando os processos.

Nesse caso, você precisará mostrar detalhes da operação, o que pretende fazer com os recursos aportados e, quando e onde a empresa deseja chegar a partir desse investimento.

Além disso, precisa deixar claro como e de que forma pretende fazer a devolução dos investimentos e o retorno planejado para o investidor.

Peer to peer

O empréstimo peer to peer acontece via intermediação das fintechs, que captam o dinheiro no mercado através de investidores e repassam àqueles que necessitam dos valores.

O relacionamento é realizado diretamente com a fintech por meio de plataformas eletrônicas, portanto, você provavelmente não conhecerá a origem dos recursos.

Bancos

Possivelmente, você encontrará mais facilidades em buscar capital no banco onde já possui conta, no entanto, é preciso avaliar cuidadosamente:

  • garantias,
  • taxas,
  • juros,
  • prazo para pagamento.

Normalmente as exigências são grandes e os valores cobrados são altos para você poder captar recursos nos bancos.

Investidor anjo

O investidor anjo é uma pessoa física que deseja participar de projetos nas empresas, porém, não deseja se tornar sócio. Normalmente são focados em startups.

Além do aporte, organizado por um grupo legalmente formado, muitos investidores contribuem com ideias, aperfeiçoamento de processos e com contatos que possam ajudar a empresa a alcançar novos mercados.

Recursos de Fomento

O governo sempre atuou na economia e através do fomento colabora com ela, oferecendo crédito com juros mais baixos do que os bancos.

É importante estar atento aos programas e oportunidades dos bancos estatais, como o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e daqueles que operam no seu estado e que estão envolvidos nessas atividades.

Segundo o site do BNDES, foram desembolsados em 2020 R$ 64,9 bilhões, atendendo a mais de 460 mil pequenas e médias empresas em todo o Brasil.

No sul do Brasil, o BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, é uma das opções.

Existem ainda outras oportunidades ligadas ao governo que, dependendo do segmento que sua empresa atua, devem ser avaliadas, como: FINEP e CNPq.

Como se observa, são diversas opções que precisam ser consideradas e estudadas, e, com a escolha certa, sua empresa pode alcançar novos horizontes e prosperidade.

Agora que você já sabe onde captar recursos para alavancar o seu negócio, continue conosco e leia nosso post que apresenta a gestão de crises: como fazer corretamente.

Compartilhe:

Assine nossa newsletter

E receba conteúdos exclusivos e dicas valiosas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se agora e mantenha-se sempre atualizado no mundo contábil!